terça-feira, 30 de março de 2010

Há experiências que marcam uma vida..esta marcou a nossa!

No desenvolver do nosso estágio, fomos convidadas pela D.Carolina, Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa Delegação de Olhão, para participarmos na festa da Páscoa do Estabelecimento Prisional de Olhão. Ficámos verdadeiramente agradecidas e entusiasmadas com este convite, pois, para nós seria mais uma experiência que teríamos oportunidade de vivenciar.
Os dias foram passando, a data da festa aproximava-se, e , nós pensávamos incansavelmente na actividade que iríamos realizar no Instituto Prisional. Com a ajuda do professor Joaquim Arco, decidimos que a melhor actividade seria a construção de um mural, para que os reclusos pudessem sentir-se livres através da liberdade de expressão, de sentimento, de emoção. Por isso, conseguimos um papel de cenário, diversas tintas coloridas, bem como os respectivos pincéis para que fosse possível a concretização da actividade.
Hoje, finalmente, chegou o grande dia!
Estávamos nervosas, ansiosas..e quando entrámos tudo nos pareceu estranho, mas não tão "assustador" como teríamos imaginado. O procedimento foi de completa normalidade, e, ao chegarmos à sala deparámo-nos com muitos jovens, uns da nossa idade, outros mais velhos, mas na sua maioria jovens como nós,e, aí o nosso coração ficou um pouco mais apertado.
A nossa actividade foi a primeira, e foi surpreendente, pois quando dissemos que já se podiam dirigir ao mural, a grande maioria levantou-se e começou a pintar, a escrever..foram uns atrás dos outros..foi muito gratificante para nós. Deixamos que todos participassem, e que os próprios decidissem quando finalizar a actividade. A actividade durou algum tempo, pois, mesmo com a presença dos momentos musicais, os jovens criaram uma ligação para com o mural, e por isso continuaram a escrever, a desenhar.
No final da actividade, deparámo-nos com alguns nomes de crianças - confirmados posteriormente pelos próprios pais - , com desenhos respectivos à razão pela qual foram presos, pelo nome dos "gangs" representados, pela palavra "vida", e, o que mais nos sensibilizou, foi a frase deixada por um jovem " Hoje aqui, amanhã lá fora, o relógio não pára". Esta frase, foi sem dúvida algo que nos marcara, pois sentimos que havia esperança, vontade de lutar por uma vida melhor, e, nesse momento, ficámos verdadeiramente sensibilizadas e sentimos a necessidade de mostrar que um mundo melhor é possivel.
Depois, de todas as actividades concretizadas, tivemos a oportunidade de lanchar com todos aqueles jovens - alguns filhos de Olhão e nossos conhecidos por sinal - e dialogar com os mesmos acerca da vida no instituto prisional.
Para nós foi especial, mas acreditamos que para eles também o tenha sido, pois fizeram questão de ficar com o mural, e agradeceram muito a nossa presença.
Esta foi uma experiência que jamais esqueceremos, e ficámos com um "bichinho" de lá voltar um dia!
Um muito obrigado por esta oportunidade!
Em breve teremos as fotografias da festa que iremos colocar no blog*

3 comentários:

  1. Muito bem. Fico feliz por saber que viveram a experiência de uma forma educativa. Isso é sinal de "amadurecimento" e é esse um dos principais objectivos da Prática... Crescer aprendendo, reflectindo e reconhecendo o valor educativo de se ser responsável e autónomo.
    (joca)

    ResponderEliminar
  2. Adorei, estou emocionada!!

    Força =)

    Sophie

    ResponderEliminar
  3. Mto bom sentir td isso!... E só sente quem tem vocação! N desistam! ;)
    Boa sorte!

    Esperança

    ResponderEliminar